Luciola
A história é narrada por Paulo, que também é um personagem, mas claramente conseguimos ver a diferença entre Paulo-narrador e Paulo-personagem, pois enquanto narra não apresenta críticas em relação ao que acontece, não olha os acontecimentos de um ponto de vista superior, ele somente os vive, narrando em primeira pessoa, limitando-se somente à perspectiva do Paulo-personagem.
Paulo um homem boêmio ao chegar ao Rio de Janeiro encontra Lúcia, uma cortesã, e logo de cara se interessa muito pela mulher, ele vê um grande potencial nela decide começar a visita-la com frequência. Logo em sua segunda visita a casa dela eles têm seu primeiro contato íntimo. No dia seguinte são convidados a uma festa, na qual Lúcia se exibe nua para todos os presentes. Paulo primeiramente não gostou nada da cena que presenciou. No entanto, mostrou-se piedoso e compreensivo e na mesma noite deixaram a emoção fluir em meio a mata. Desse ponto em diante Lúcia começa a se transformar.
Lúcia vê Paulo como um caminho para se salvar, redimir seus pecados de sua vida mundana. Busca se afastar de seus hábitos e do meio social no qual vivia. Nessa tentativa muda-se com sua irmã mais nova Ana para uma casa pequena e simples no interior. Nesse ponto, o casal Paulo e Lúcia não mais copula, eles vivem um amor espiritual. Até uma doença chega a fingir para evitar contato com seu amado. É nessa passagem em que ela confidencia o motivo pelo