lucio
EMPIRICA (BASEADA NA OBSERVAÇÃO E EXPERIENCIA) E INTERDISCIPLINAR QUE TEM POR OBJETO DE ANALISE O CRIME, CONSIDERADO COMO FENOMENO SOCIAL, A PERSONALIDADE DO CRIMINOSO, DA VITIMA E O CONTROLE SOCIAL DO COMPORTAMENTO DELITIVO.
A CRIMINOLOGIA É UMA CIÊNCIA DO “SER”, UMA CIÊNCIA SOCIAL, DO SABER EMPÍRICO, ONDE O OBJETO VEM DO MUNDO REAL E NÃO DE VALORES, ONDE PARA CONHECÊ-LA E EXPLICÁ-LA PROCURA-SE CONHECER A REALIDADE.
CARACTERÍSTICAS DA CRIMINOLOGIA –DIAGNOSTICAR O CRIME; PREVENÇÃO AO CRIME VISANDO O CONTROLE DA CRIMINALIDADE; ESTABELECER PROGRAMAS, DIRETRIZES E ESTRATÉGIAS; PREOCUPA-SE COM A “QUALIDADE DA RESPOSTA AO CRIME” EM RELAÇÃO AO INFRATOR, À VÍTIMA E A SOCIEDADE.
OBJETIVO
CRIMINOLOGIA X DIREITO PENAL
DIREITO PENAL É CIENCIA NORMATIVA QUE ESTUDA O CRIME COMO CONDUTA TIPICA, ANTIJURIDICA E CULPAVEL. CRIMINOLOGIA ESTUDA O CRIME SOBRE O ASPECTO SOBRE FENOMENO SOCIAL
CRIMINOLOGIA E DIREITO PENAL TÊM QUE ATUAR EM CONJUNTO PARA QUE PERMITA AO ESTADO UMA POLÍTICA CRIMINAL QUE CONSIGA, EFETIVAMENTE, PREVENIR E CONTROLAR A CRIMINALIDADE.
OBJETIVO DE ESTUDOS
1)O CRIME COMO FENOMENO SOCIAL : A PROXIMIDADE QUE A CONVIVENCIA EM SOCIEDADE PROPORCIONA FAZ SURGIR O CRIME.
2)O CRIMINOSO : TRANSGRESSOR DAS NORMAS DA CONDUTA SOCIAL. A CRIMINOLOGIA ESTUDA SEUS ASPECTOS PSICOLOGICOS, SOCIAIS E ECONOMICOS, BEM COMO A SUA ABSORÇÃO DE VALORES, SUA ESTRUTURA FAMILIAR, SUA INSTRUÇÃO RELIGIOSA ETC.
3)A VITIMA: VITIMOLOGIA, ESTUDO DA VITIMA . O PRIMEIRO SEMINARIO DA VITIMOLOGIA INTERNACIONAL ACONTECEU EM ISRAEL 1973. SUJEITO DE DIREITOS QUE INFLUENCIA SUBSTANCIALMENTE PARA O ACONTECIMENTO DO FENÔMENODELITIVO.
EX: ESTATUTO DO IDOSO E ADOLESCENTE, LEI MARIA DA PENHA.
4)CONTROLE SOCIAL : MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL PARA EVITAR CRIMES. CONTROLE DA SOCIEDADE A PRESERVAR SUA PROPRIA INTEGRIDADE. EVITAR COM QUE A SOCIEDADE SOFRA COM A VIOLENCIA. É O CONTROLE QUE UM GRUPO SOCIAL EXERCE SOBRE SEUS