Luciane
2. CRESCIMENTO COM A INSTALAÇÃO DA GM EM GRAVATAÍ 06
3. CONCLUSÃO
4. CONCLUSÃO
5. CONCLUSÃO
6. CONCLUSÃO
7. CONCLUSÃO
8. CONCLUSÃO
9. REFERÊNCIAS16
INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se à chegada da GM em Gravataí, trazendo com ela inúmeras mudanças no cenário, político, econômico tornando o município de Gravataí a 5ª maior economia do RS, dados indicados pelo jornal Razão Santa Maria, onde em uma pesquisa sobre a economia da cidade citou o município de Gravataí em sua reportagem.
Para sua instalação, a GM recebeu incentivo fiscais tais como a isenção de impostos por 5 anos, cedida pelo governo do estado, em 17 de março de 1997 Daniel Bordignon anuncio a vinda da GM para Gravataí.
Atualmente a GM produz 380.000 unidades ao ano de veículos, com a grande demanda da produção e empresa tem um índice baixo de demissões.
A General Motors é referencia em sustentabilidade onde reaproveita 99,6% dos seus resíduos.
Em 2011 a empresa reduziu 5% do resíduo gerado por carro fabricado em todas as suas unidades de manufatura. Os esforços em reciclagem e reutilização de materiais evitaram a emissão de 10 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.
A preocupação com materiais orgânicos é outro destaque. Somente o restaurante central da fábrica é responsável pelo reaproveitamento mensal de 22 toneladas de alimentos empregados no processo de compostagem, o qual transforma estes resíduos orgânicos em adubo. O material, por sua vez, é utilizada em todas as áreas verdes do complexo da GM. CRESCIMENTO DA CIDADE COM A INSTALAÇÃO DA GM
Há pouco mais de 14 anos entrava em operação o Complexo Industrial Automotivo General Motors, o CIAG-GM. O projeto idealizado pela montadora foi implantado no município de Gravataí - RS, previsto para ser à época o complexo automotivo mais moderno da América Latina. Um dos fatores decisivos para a vinda da montadora para o Gravataí, foi a localização estratégica do estado diante da nova geografia