atividade 1 Luciane
1. No decorrer da história da humanidade sempre existiu alguma forma, simples ou complexa, de administrar as organizações. Explique como foi a influencia dos filósofos, da igreja católica, da organização militar, da revolução industrial e dos economistas liberais para o surgimento da Teoria Administrativa.
R: Os filósofos buscam constantemente soluções para os problemas que ocorrem em seu meio podendo ser externo ou até mesmo interno.
•Eles buscaram em sua época o que as organizações buscam constantemente:
•Planejamento;
•organização das tarefas;
•direção e controle.
•A sua influência em um período tão desglobalizado, trouxe mais resultados positivos do que muitas empresas alcançaram atualmente.
As normas e princípios da Administração Pública foram transferidas das instituições dos Estados para as instituições da Igreja Católica.
O planejamento, a estrutura de organização e a hierarquia da organização militar tem influenciado enormemente o desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo.
A Revolução Industrial criou o contexto industrial, tecnológico, social, político e econômico que permitiu o surgimento da teoria administrativa.
Adam Smith funda a economia clássica, com ponto principal voltado para competição. Ele acredita na existência de uma ‘mão invisível’ que governa o mercado. Ele reforçou a importância do planejamento e da organização dentro das funções da administração.
Karl Marx dizia que a economia é fruto da relação econômica desigual entre as pessoas e as classes sociais. Os trabalhadores precisam aprender a se organizar.
David Ricardo foi o maior representante da escola liberal também chamada clássica, ele desenvolveu a teoria do valor do trabalho e defendeu a lei férrea dos salários.
2. Explique a teoria e a principal contribuição de cada um destes autores para a teoria administrativa: Fayol, Taylor, Maslow e Weber.
R: O americano Frederick Winslow Taylor que desenvolveu a chamada Escola