Atividade 3 Evolu ao
Evolução do pensamento administrativo.
Christiane Porto Brandão 2013200140
Robson Rodrigues Costa 2013200238
Teoria Comportamental da administração (Pessoas/Maslow) é uma nova geração e um novo efeito dentro da teoria administrativa, abordagem das ciências do comportamento, abandono das posições normativas e prescritivas das teorias clássicas, Recursos Humanos e da burocracia; e a adoção de posições explicativas e descritivas.
Ênfase se encontra no comportamento humano, leva em consideração o contexto organizacional de forma mais ampla, o surgimento de idéias e conclusões.
O homem passa a ser visto com necessidade de aprender e mudar suas atitudes, e é orientado por objetivos podendo cooperar com os outros indivíduos.
Ponto Crítico - Todos os indivíduos possuem as mesmas necessidades e estas são hierárquicas.
Teoria do desenvolvimento organizacional (DO) pode ser definida como esforço de longo prazo apoiado pela alta direção para melhorar os processos de resolução de problemas de renovação organizacional; por meio eficaz e colaborativo diagnostico, administração da cultura organizacional.
Ênfase-Nas equipes formais de trabalho, equipes temporais e cultura intergrupal.
Características (ênfase)- processos grupais, orientação sistêmica abrangente, orientação contingencial, agentes de mudanças, retroação dos dados, ênfase em solucionar problemas, aprendizagem através das experiências, desenvolvimento de equipes e enfoque criativo.
Criticas (forças negativas)-forças impeditivas nas mudanças, desejo de ficar no mesmo status, velhas idéias, conservadorismo, rotina, conformismo e burocracia.
Teoria da abordagem sistêmica (cibernética/tecnologia) “TGS”-surgiu com a necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores (cientificas, recursos Humanos, estruturalista e comportamental) e da intensificação do uso da informação nas organizações.
TGS surgiu com a necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente