fauna e hidrografia
Floresta Temperada: este tipo de vegetação já foi quase predominante na Europa. Mas hoje devido a grande devastação pela ação humana, está restrito a alguns poucos parques e reservas florestais. Floresta Conífera: Os principais vegetais componentes são os pinheiros e abetos. Estepe: este tipo de vegetação é representado por plantas herbáceas e gramíneas, é caracterizado por apresentar solos mais férteis.
Vegetação de altitude: Temperatura baixa, com vegetais pequenos e mais raros.
Vegetação de altitude: Temperatura baixa, com vegetais pequenos e mais rarosNa Europa são encontrados as sequoias, que são a maiores árvores do planeta.
Na Europa existem aves raras (migratórias) e outras classes de animais também. O clima frio da Europa não é favorável à uma fauna rica e diversificada como existem nos trópicos, na floresta amazônica
Principais animais:
Bisão
Lince-ibérico
Urso Pardo
Alce
Lobo
A hidrografia da Europa é marcada pela grande quantidade de rios. As regiões mais elevadas do relevo europeu, como os Alpes, os Pirenéus e o Planalto Central da Rússia, funcionam como importantes centros dispersores de água. Eles são a nascente de grandes parte dos rios existentes nesse continente. A maioria dos rios europeus é de extensão relativamente pequena
De modo geral, as capitais européias são banhadas por rios importantes, como é o caso dos rios: Tamisa (Londres),Sena(Paris), Spree (Berlim) e Danúbio (Viena, Budapeste, Belgrado). Os rios europeus são historicamente importantes como meio de transporte, o que facilitou o desenvolvimento do comércio e da indústria.
4) Silvério:
A Europa abrange sete tipos de climas:Temperado oceânico: chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo de todo o ano. Temperado continental: precipitações, menos freqüentes do que no clima oceânico, concentram-se no verão. Os verões são curtos e quentes e os invernos mais longos e muito frios. 5)