relatorio de descriçao de rochas
No dia 22/11/2014, os alunos do Curso Técnico em Mineração (Modulo: ) participaram de um trabalho de campo no conjunto residencial jatobá , com acompanhamento do tutor Leandro Dias Santana.
A área escolhida para o desenvolvimento deste trabalho foi no local para onde diversas famílias estão sendo realocadas pela norte energia.
O objetivo deste trabalho de campo foi aguçar e testar abilidades dos alunos ad, bem como observar os efeitos da dinâmica externa sobre as mesmas, na formação de solos e remodelamento da paisagem, além de visar à identificação de fauna, flora, clima, hidrografia e identificar a gênese do solo. Isso é importante, pois faz uma interação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos no decorrer do curso.
IMAGEM 1: Alunos na chegada ao local da pesquisa.
2- KM 23
Situado à margem esquerda da BR-230, o local é caracterizado pelo afloramento de uma grande quantidade de rochas sedimentares, é uma área de várzea com vegetação de baixa densidade caracterizando-a como um igapó. A região é cortada pelo fluxo do rio panelas (aguas correntes), sentido NORTE-SUL.
IMAGEN 2:
2.1- KM 23
Vegetação-
Na localidade predomina uma vegetação baixa com algumas espécies de árvores identificadas e geralmente encontradas em área de igapó, como o jenipapo (Genipa americana), virola (virola surinamensis), burra leiteira (sapium lanceolatum), todas, por sua vez, arvores leves e de pouca folhagem.
Foram encontradas também espécies de plantas medicinais, como a Negra-mina (siparuna guianensis) e Pimenta de macaco (xilopia aromática). Foi identificado também uma espécie de cipó que é conhecido como Sambaiba (davilla rugosa), muito utilizado em prospecção geoquímica.
IMAGEM 3:
2.2- KM 23
Fauna-
Não foi possível identificar animais peçonhentos ou de grande porte, apenas insetos e alguns anelídeos. Mas nota-se a presença de solo removido, provavelmente removido por algum animal fuçante que se alimentam provavelmente de minhocas fungos ou até