Lubrificação industrial
Tatiana Batista Santos (UBM) tatisantosvr@hotmail.com
Odilon dos Santos Junior (UBM) juniorgpg@yahoo.com.br
Ricardo Ferreira Vidal (UBM) rico_15_@hotmail.com
Bruno de Almeida Colpani (UBM) bruno.colpani@brmetals.com.br
Resumo: Este artigo visa mostrar como a lubrificação e os lubrificantes são importantes na manutenção de maquinas e equipamentos de uma empresa. Dados históricos confirmam que há mais de mil anos A.C. o homem já utilizava processos de diminuição de atrito, sem conhecer estes princípios, como hoje, são conhecidos por lubrificação. Apresentamos um breve histórico de como surgiram os primeiros lubrificantes, como os mesmos evoluíram ao longo dos anos, os tipos de lubrificantes existentes. Descrevemos também a classificação e composição de óleos e graxas.
Palavras Chave: Lubrificação; lubrificantes; graxas; óleos; máquinas.
1 Introdução
Entende-se como lubrificação o ato de introduzirmos entre duas superfícies sólidas uma película fluida, reduzindo o atrito existente entre as partes solidas. As partes sólidas são as peças e a parte fluida os lubrificantes.
Dados históricos confirmam que há mais de mil anos A.C. o homem já utilizava processos de diminuição de atrito, sem conhecer estes princípios, como hoje, são conhecidos por lubrificação. Grande parte dos lubrificantes são originários do petróleo. Como o petróleo contém grande quantidade de hidrocarbonetos, o passo inicial é a separação, molecular pelo processo de destilação.
Na indústria, a lubrificação é de vital importância para o correto funcionamento dos elementos de maquina, evitando desperdícios e quebras de equipamentos.
Elementos de maquinas são componentes mecânicos básicos usados como blocos construtores da maioria das máquinas. A maior parte seguem normas técnicas de padronização, mas variações são também comuns para aplicações específicas. Como exemplos de elementos de maquinas, podemos