LUBRIFICAÇÃO INDUSTRIAL
Curso Técnico de Mecânica
LUBRIFICAÇÃO INDUSTRIAL
Marcus Henrique Cardoso de Souza
Belo Horizonte,
2015
Introdução
A vedação industrial é de extrema importância para o correto funcionamento dos equipamentos e das instalações de vários setores.
É muito comum, em indústrias químicas e de seus derivados, ocorrerem vazamentos de produtos através das uniões das tubulações das linhas de produção. O mecânico de manutenção encarregado em resolver o problema constata que a junta utilizada como vedante encontra-se deteriorada. Levando o problema ao seu supervisor e à engenharia, através da avaliação do desenho do projeto da instalação da linha de produção, constata-se um erro de especificação, ou seja, o projetista havia especificado um vedante de material não adequado e incompatível com a ação e o contato direto à ação do produto fabricado pela indústria.
Este caso, muito comum no dia a dia das fábricas, destaca a necessidade de especificar corretamente o vedante mecânico, de tal forma que possa suportar as ações químicas e mecânicas do produto e das instalações de produção.
1. Definição
Vazamentos durante o processo industrial podem causar danos ao meio ambiente e afetar o rendimento financeiro. Para evitar este tipo de desperdício é necessário que os maquinários estejam bem vedados. Os transtornos causados pelo mau uso do material vedante, instalação incorreta ou falta de manutenção podem ser difíceis de corrigir.
O ponto mais importante em um sistema de vedação é o estudo da resistência do material vedante. De acordo com cada necessidade existe diferentes tipos de aplicações e materiais. O ataque químico do fluído e as condições de temperatura e pressão ocorridos na linha de processo é que irão influenciar na melhor forma de vedação. Existe uma diversidade de materiais divididos entre opções metálicas, semi-metálicas e não-metálicas. Para garantir a melhor opção de acordo com a