Lubrificação industrial
INDUSTRIAL
DA ORIGEM À APLICAÇÃO
POR ANDERSONMELO
No nosso dia-a-dia, realizamos uma série de ações que nos levam aonde devemos e queremos ir, seja através de uma simples caminhada, ao mudarmos
O ATRITO: A em nossa sala, um móvel de posiçãoFORÇA OCULTAe até a locomoção de um carro. Mas como isso é possível, se não vemos nada mais além de um passo dado, ou de certa distância que é percorrida? Será magia, ou algo sobrenatural?
Não, nenhuma das alternativas anteriores está correta. O motivo para que você possa dar um simples passo está relacionado a um fenômeno da física chamado ATRITO, ou FORÇA DE ATRITO.
DEFINIÇÃO DE ATRITO
O Atrito é a interatividade de resistência que a superfície de um corpo desenvolve quando ele se movimenta sobre a superfície de outro corpo. Ou seja, é a dificuldade resultante que um material tem em deslizar sobre outra superfície. Em geral, a força que um corpo aplica resulta em um movimento que se opõe ao outro corpo.
Isso acontece quando nós damos um passo ao caminhar. Exercemos uma força para trás e o solo impulsiona o homem para frente, como mostrado na figura ao lado.
Fig.01 – Homem dando um passo.
Outro exemplo que pode ser dado é o atrito que ocorre em um pneu.
Fig.02 – Homem dando um passo.
ETAPAS DO ATRITO
Como a imagem mostra, durante o movimento, uma das superfícies em contato gera uma força de atrito que, por consequência faz com que a outra superfície em contato gere uma força motriz, de sentido oposto, que origina o deslocamento do objeto.
Fig.02 – Descrição do Atrito.
ERROR: stackunderflow
OFFENDING COMMAND: ~
STACK: