Lourenço filho
Historicamente foi o primeiro trabalho sobre educação de Jovens e Adultos, tomando como base ações realizadas em países desenvolvidos, como: Inglaterra, Estados Unidos.
Função Supletiva: * Extensão do ensino elementar, estando reduzida à alfabetização oferecida em cursos noturnos; * Visando suprir ou remediar deficiências da organização escolar no combate ao analfabetismo. * Desenvolvimento do pensamento e dos meios de relacionamento (ler e escrever, falar e ouvir, calcular) Um meio, não um fim; * Conhecimentos do mundo e de qualidade de mundo como medida de organização social; * Desenvolvimento moral. * Eliminar fatores negativos.
Função profissional: * Criar valores positivos; * Pós-revolução industrial, exigência dupla aos adultos: satisfazer a exigência das classes dirigentes e aperfeiçoamento pessoal de suas condições culturais e técnicas interesses individuais (reajustamento econômico e social, portanto, melhoria de vida) e coletivos (produção mais efetiva e organizada); * Visava reajustar o homem às novas condições de trabalho, por meio de cursos extraescolares de continuação, aperfeiçoamento e difusão cultural.
Função cívica e social: * Dirigi-se ao imigrante, adolescente ou adulto, para lhes facilitar a adaptação ao novo país e ao migrante, parte da parcela “marginalizada”, como forma de apresentar-lhes os direitos e deveres cívicos adotados no país.
Função difusão cultural: * Atendendo as exigências do programa de educação, que reclamam instrumentos comumente utilizados sob a denominação de “educação