loucura
O tegumento ou pele cobre todo o corpo e propicia: proteção, regulamentação térmica e sensibilidade.
A pele é formada por duas camadas, denominadas: epiderme (camada celular superficial) e derme (camada de tecido conectivo profunda).
A epiderme, também chamada de cutícula, fica sobre a camada da derme. Não vascularizada, consiste de epitélio estratificado e pode variar a espessura em diferentes partes.
O pigmento em suas células é responsável pela coloração da pele, sendo que este pigmento (melanina) consiste em pequenos pontos marrom-escuro ou pretos que ficam agrupados dentro das células.
Já a derme possui vários nomes como: cório, cútis verdadeira ou pele verdadeira. É formada por um tecido conjuntivo com quantidade variável de fibras elásticas e numerosos nervos, vasos sanguíneos e linfáticos.
Seu tecido conjuntivo é formado de duas camadas, a papilar ( numerosas eminências vasculares altamente sensitivas) e a camada reticular (encontram-se glândulas sudoríparas, sebáceas, folículos do pelo e pequenos acúmulos de células).
A derme fica situada sobre a tela subcutânea. Esta camada não é considerada como pertencente a pele. Desempenhas as funções de: auxiliar a isolar o corpo das variações extremas do meio ambiente e fixa a pele às estruturas subjacentes.
A pele possui anexos, que são : as unhas, os pelos, as glândulas sudoríparas e as glândulas sebáceas.
Ela também possui vários receptores sensitivos como : Receptores de Ruffini – calor, Discos de Merkel – tato e pressão, Receptores de Valter-Pacini – pressão, Receptores de Meissne – tato e Terminações nervosas livres- principalmente dor.
Referências bibliográfica:
Estrutura e funções do corpo humano – Gary A. Thibodeau, Kevin T. Patton