Lorde
As pesquisas trouxeram muitos benefícios para educação por seu intermédio que passamos considerar elementos não mensurados por meios matemáticos. No entanto no meio acadêmico existe algumas suspeitas que as pesquisas estariam contribuindo para o empobrecimento da educação pela sua falta de "rigorosidade" nas investigações. Essa preocupação também é compartilhada por Alves-Mazzoti (1991, p.54), quando diz "que muitos estudos ditos qualitativos não passam de relatos impressionistas e superficiais que pouco contribuem para a construção do conhecimento e/ou a mudança de práticas correntes". Moraes (2001) diz que a educação vive um momento "recuo da teoria". O grande problema seria a má condução das pesquisas que por vezes apresenta ser um palco de lutas autodestrutivas do que um ambiente de saudável convívio democrático.
A reclamação gira em torno da desconfiança de que esse modelo estaria mostrando apenas o "necessário" apresentando um nível de cientificidade baixo ás vezes nulo."Não precisamos grandes esforços para verificar essa situação, pois ela é facilmente identificável nos arquivos de monografias, dissertações e teses das bibliotecas das universidades " (VIERO e LUIZ, 2010, p.2).
"Por isso existem no ambiente acadêmico algumas suspeitas de que a pesquisa qualitativa estaria contribuindo para que a educação se tornasse empobrecida, tendo em vista a sua falta de rigorosidade nas investigações"(VIERO e LUIZ,