Lombada e radar eletrônico
Como Funciona?
A identificação da velocidade dos veículos monitorados pela Lombada Eletrônica ocorre através de detecção por dois sensores do tipo laço indutivo, instalados na pista no sentido do tráfego, com uma distância de 4m entre eles. Quando os laços são acionados pela presença do veículo, um microprocessador recebe os sinais elétricos e calcula a sua velocidade com alta precisão.
Os dados estatísticos como velocidade, direção e horário são registrados e sempre que o limite de velocidade estabelecido é excedido a imagem é automaticamente capturada por um sistema de câmera digital. Nela consta a velocidade medida (km/h), a velocidade regulamentada para o local (km/h), número de identificação do equipamento, local, número seqüencial da imagem, o dia e a hora da infração e a data da última aferição.
Essas informações são enviadas à central de processamento via descarga remota. Lá, a placa e as características do veículo são comparadas com o cadastro fornecido pelo órgão executivo de trânsito. Após a comprovação dos dados, a Autoridade de Trânsito com circunscrição sobre a via (ou Agente por ele designado) deverá convalidar o registro eletrônico, lavrando posteriormente o Auto de Infração.
Radares
A muitas pessoas que imaginam o sistema de radares como algo simples, mas existe muita tecnologia empregada em cada um dos “pardais” que estão nos postes das avenidas mais movimentadas. Para entendermos melhor esse sistema, vamos começar com uma rápida conceituação da tecnologia dos radares.
O que são radares?
Radares de velocidade
Os radares possuem um sistema composto por transmissores que têm a capacidade de emitir pulsos eletromagnéticos por longas distâncias em curtos e espaçados comprimento seja de