lolol
O anarquismo visa, principalmente, a emancipação do ser humano, o fim da exploração dos animais e do domínio de uns sobre outros, seja qual for a sua forma. Os anarquistas aspiram por conseguinte, a supressão de todos os privilégios, do privilégio da riqueza como do privilégio do poder: do privilégio do bem-estar com dos privilégios do saber. O Anarquismo vislumbra o progresso não como o acúmulo constante de bens materiais ou como a complexidade crescente de estilos de vida, mas em termos de uma moralização da sociedade através da supressão da autoridade, da desigualdade e da exploração econômica.
O Anarquismo esta assentado sobre 4 pilares e tem por base 4 asserções:
Pilares:
Político: contra o monopólio da autoridade;
Social: pela construção de uma sociedade tendo por base a liberdade, a igualdade e a fraternidade;
Econômico: contra o monopólio da propriedade;
Individual: pela supressão da autoridade nas relações cotidianas, tendo em vista sempre que a humanidade poderia ser mais feliz se ela fizesse a escolha da liberdade e da igualdade.
Asserções:
Estética: a sociedade seria melhor sem governo;
Ética: teríamos interesse em trabalhar para construir uma sociedade sem governo;
Científica: a sociedade pode existir sem governo;
Tática: vale mais enfraquecer a autoridade hoje do que amanhã.
Definição
Anarquismo (do grego ἀναρχος, transl. anarkhos, que significa “sem governantes”, a partir do prefixo ἀν-, an-, “sem” + ἄρχή, arkhê, “soberania, reino, magistratura + o sufixo -ισμός, -ismós, da raiz verbal -ιζειν, -izein) é uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a eliminação total de todas as formas de governo compulsório. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de organizações libertárias baseadas na livre associação.
Anarquia significa ausência de coerção e não a ausência de ordem. A noção equivocada de que