lolol
Se houver um gene responsável pela manifestação da característica “cor do olho” num local (locus) específico de um cromossomo, no cromossomo homólogo haverá um gene que determinará o mesmo caráter, em locus correspondente.
Se, por exemplo, houver um gene “A” num cromossomo, o gene “a”, localizado no homólogo correspondente, será alelo de “A”. Da mesma forma, “B” será alelo de “b”, mas “A” não será alelo de “b”.
Cada par de genes determinará um caráter, podendo ser homozigoto (letras iguais – AA ou aa) ou heterozigoto (letras diferentes – Aa).
Em biologia, as histonas são as principais proteínas que compõem a cromatina. Actuam como a matriz na qual o DNA se enrola. Têm um papel importante na regulação dos genes. São encontradas no núcleo das células eucariotas.
As histonas funcionam como a matriz na qual o DNA se enrola. Têm um papel importante na regulação dos genes. Ao compactarem o DNA, permitem que os genomas eucarióticos de grandes dimensões caibam dentro do núcleo das células.
A palavra karyotype (cariótipo em português) é derivada da palavra Grega “karyon”para nó e “typos” para forma.
O Cariótipo é a representação do conjunto de cromossomas presentes numa célula de um indivíduo, ordenados em pares de homólogos. Os cromossomos do par 23 são idênticos na mulher e diferentes no homem e denominam-se cromossomas sexuais. Os outros 22 pares de cromossomas denominam-se autossomas.
Cariótipo é a constante cromossômica diplóide (2n) de uma espécie. Representa o número total de cromossomos de uma célula somática (do corpo).