Lolol
A Metrologia é a ciência das medições, e abrange os aspectos teóricos e práticos assegurando a precisão que o processo produtivo exige, e garantindo a qualidade dos produtos e serviços através da calibração dos instrumentos de medição, que podem ser analógicos ou digitais (eletrônicos), e a realização de ensaios, que servem como base fundamental para a competitividade das empresas. A Metrologia também diz respeito ao conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidades de todos os povos, antigos e modernos.
A Metrologia pode garantir a qualidade do produto final, o que favorece as negociações pela confiança do cliente, o que é um diferenciador tecnologico e comercial para as empresas. A Metrologia também reduz o consumo e disperdício de matéria-prima com a calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade. E ainda reduz a rejeição do produto, o que resguarda os principios éticos e morais da empresa, evitando desgastes que podem comprometer sua imagem no mercado.
1.2. Estatística da Medição
Esta ciência estatística da medição envolve a coleta, organização, descrição, análise e interpertação de dados. A estatística é a forma matemática que fornece métodos organizados para manipulação de dados que apresentam variações, revelando a informação que já esta presente no conjunto de dados. Nenhuma informação nova é criada. Este tratamento estatístico permite fazer julgamentos objetivos relacionados com os resultados . A estatística permite observar os dados de forma diferenciada, objetiva e inteligente quanto sua qualidade e uso.
A Metrologia usa a estatística por vários objetivos:
• Controlar, entender e determinar erros na medição;
• Facilitar a coleta de dados adequados e confiaveis relacionados com a medição;
• Entender e controlar melhor sa incertezar associadas à medição;
• Controlar a qualidade da mão de obra e dos dados produzidos na industria.
Estes métodos podem ser úteis para determinar:
• O