Lol e lol
A. Exercícios sobre argumentos informais.
Exemplo 1
Identifique e avalie criticamente o seguinte argumento. Justifique a sua resposta.
Todos os corvos observados até hoje são pretos.
Logo, todos os corvos são pretos.
Resposta: É um argumento indutivo por generalização pois a conclusão que se extrai acerca dos corvos em geral foi estabelecida a partir da observação de uma amostra do universo dos corvos. É um argumento forte, pois a amostra é suficientemente ampla (todos os corvos observados até hoje), também representativa e não omite qualquer informação relevante.
Exemplo 2
Considere o seguinte texto e a formalização do argumento que se lhe segue:
Uma equipa de futebol do clube SCWY tinha 30 jogadores ao seu serviço. No início do ano desportivo, o departamento médico decidiu fazer um controlo antidoping a uma amostra de 20 jogadores. Um desses jogadores acusou o uso de substâncias dopantes. Perante o caso de 19 jogadores em 20 não acusarem doping, o departamento médico do clube considerou não haver problemas de doping na equipa de futebol. Formalizemos.
Dezanove jogadores controlados não acusaram o uso de substâncias dopantes.
Logo, não há uso de doping no clube SCWY
Identifique e avalie criticamente o seguinte argumento. Justifique a sua resposta.
Resposta: É um argumento indutivo por generalização pois a conclusão que se extrai sobre o uso do doping no clube SCWY foi estabelecida a partir da observação de uma amostra do universo dos jogadores desse clube. O argumento omite informação relevante e não respeita o princípio de informação total. Omite que, na amostra de 20 jogadores, um estava dopado. Basta um contra-exemplo para não se poder fazer a generalização que é feita: não há uso de doping no clube SCWY.
Nota 1: As estratégias de resposta aplicam-se a todos os tipos de argumentos não dedutivos estudados (indutivos por generalização, previsões, argumentos por