Loja Viva
DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
ALUNO: RAFAEL DE ANDRADE CAVALCANTI LIMA
RESENHA – LOJA VIVA
O pequeno varejo tem se mostrado cada vez mais presente e promissor no cenário comercial brasileiro. Com o objetivo de expor fatos, explicar e dar embasamento aos pequenos empreendedores, aumentando assim suas chances de sucesso em suas jornadas, Edmour Saiani desenvolveu e publicou o título “Loja Viva – Revolução no pequeno varejo brasileiro”, livro que expõe uma forma bastante atual e rica de se observar este crescente mercado.
Edmour divide os clientes do varejo em uma espécie de pirâmide, de acordo com o índice de fidelização dos mesmos. Fãs, clientes frequentes, compradores, candidatos, suspeitos e não-clientes são as categorias definidas e o que determina se um cliente vai se estabelecer ou evoluir dentro dessas divisões é exatamente a atitude e a posição que o varejista vai tomar em relação a seus compradores. Atualmente não basta apenas um preço baixo ou certa variedade de produtos para a conquista do público, que se torna cada vez mais exigente com o passar dos tempos.
O cliente deseja, sobretudo, ser conquistado. Oferecer um bom atendimento e ser compreensivo aos desejos dele, ainda oferecendo produtos e preços competitivos, são alguns dos passos para cativar seu futuro fã. Também faz parte do processo a forma que você expõe seu negócio, desde a arrumação dos produtos nas prateleiras à decoração do ambiente de trabalho. O cliente se envolve com o ambiente ao entrar em uma loja e se esse envolvimento não se der de forma harmoniosa o resultado pode não ser dos mais desejados.
Outro fator que, por mais que possa passar despercebido para alguns varejistas menos atentos, influi diretamente na qualidade do atendimento ao comprador e, consequentemente, em seu índice de satisfação é o tratamento que se dá aos funcionários. Seu funcionário é a ponta da linha do seu negócio. É o elo entre o produto e a venda. É