Trabalho de Literatura
Trabalho de Literatura Professora: Adenilza Alunas: Mariana Souza (24); Sabrina Gomes (32) Ano: 1° C
Biografia sobre Eusébio de Matos
Eusébio de Matos ou Frei Eusébio da Soledade, filho de Pedro Gonçalves de
Matos e de dona Maria da Guerra, e irmão do celebre poeta satírico Gregório de
Matos Guerra, nasceu na Bahia em 1629 e faleceu a 7 de julho de 1692.
Estudou humanidades no colégio dos jesuítas de sua pátria, onde tomou a roupeta a 14 de março de 1844, tendo por companheiro de estudos o dito seu irmão, e por mestre de filosofia o padre Antônio Vieira, a quem substituiu no magistério, lecionando também retórica por muitos anos.
Grande pregador, na Bahia — onde eram entusiasticamente aplaudidos o padre
Antônio Vieira e seu rival no estilo, o padre Antônio de Sá — dizia-se que este era superior aos outros na voz e no acionado; Vieira na lógica e clareza das provas e Eusébio de Matos no polimento da frase e na sutileza.
Grande músico e compositor, tocava perfeitamente harpa e viola, instrumento muito usado em seu tempo e compôs muitos hinos religiosos e cantos profanos, ameníssimos sobre poesias suas. Poeta notável, seus próprios colegas o apelidavam de inspirado. Desenhista admirável, fazia quadros com perfeição tal, que pareciam gravuras. Eis como a seu respeito se exprime Barbosa, Machado em sua Biblioteca Lusitana: “Insigne pregador, assim na substância dos discursos, como na veemência dos afetos; poeta vulgar e latino, cujos versos eram tão discretos, como elegantes; músico por arte e natureza, compondo as letras que acomoda a aos preceitos da solfa; aritmético grande, sendo sempre eleito para árbitro das maiores contas; pintor engenhoso, do qual se conservam com estimação particular muitos debuxos; discreto, jovial na conversação, e ultimamente tão consumado em todas as partes que constituem