Logística e atendimento ao cliente
O atual trabalho tem como objetivo aludir a prerrogativas extremamente importantes sobre a logística e o atendimento ao cliente na sociedade atual, onde o a competitividade é uma marca empresarial, e a clientela esta cada vez mais exigente. Sem dúvida, o fator logístico nos últimos tempos se tornou uma ferramenta que proporciona a empresa, quando bem utilizada, vantagem competitiva e consequentemente uma fatia maior do mercado, onde somente os inovadores e arrojados, conseguem alcançar os seus objetivos em sua totalidade. Além de estar ligada à agilidade com que ela irá manusear, armazenar, deslocar, adquirir e controlar seus produtos e reduzir seus custos.
Dessa forma, a existência de consumidores exigentes e com diferentes necessidades a serem atendidas, faz com que essas empresas busquem novas formas de conquistas, novos mercados e uma nova maneira de gestão de seus negócios. Sendo assim, a Logística tem importância vital para as empresas, oferecendo um posicionamento estratégico, quanto melhor conseguimos gerir essas relações deste fluxo de materiais. Deste fluxo de informação significa que temos um compromisso melhor atendido com a necessidade do cliente. Quanto melhor este cliente é satisfeito e preocupado com o custo que estamos fazendo esta operação, melhor é o resultado.
De acordo com Bertaglia (2009, pag. 20) "o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, obrigando as organizações a preocupar-se principalmente com preço, qualidade e nível de serviço".
Para Fleury e Lavalle (2000), o que vem fazendo da logística um dos conceitos gerenciais mais modernos são dois conjuntos de mudanças. O primeiro é de ordem econômica. Dentre as principais, a globalização, o aumento das incertezas nos mercados, a proliferação de produtos e as maiores exigências de serviços. Em seu conjunto, esse grupo vem transformando a visão empresarial sobre logística, que passou a ser vista não mais como uma simples atividade operacional, mas sim como uma