Logística reversa
Muitas organizações vêem hoje em dia na Logística a melhor maneira para vencer desafios já que o próprio sistema Logístico pode agregar valor e ao mesmo tempo reduzir custos e garantir aumento competitivo e gerar lucratividade. Ballou (2006) afirma a importância da Logística da seguinte maneira: a Logística estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores através do planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação, estocagem, armazenagem e vendas que visam facilitar o fluxo dos produtos. As atividades Logísticas envolvem segundo Moura (2005): Transporte, estocagem do material de consumo e manutenção, embalagem, movimentação de materiais, atendimento ao pedido, previsão de estoque, planejamento da produção, suprimento, serviços ao cliente, localização, controle de estoque/inventários, produção, controle de qualidade, distribuição física e segurança.
1.3.1- Tipos de Logísticas
Observou-se que a Logística hoje possui uma variedade de nomes: Logística Empresarial, Logística Integrada, Logística de Transporte, Logística de Distribuição, Logística Reversa. E a partir deste momento vamos ver cada uma delas para melhor entendimento.
1.3.2- Logística Empresarial
A logística Empresarial explora como se pode alcançar maior rentabilidade nos serviços de distribuição, por meio das atividades de planejamento, organização e controle. Conforme Ballou (1993, p. 24), a Logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilita o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como do fluxo de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo