Logística Reversa
A Logística Reversa, de acordo com William Zikmund da Universidade do Colorado (1971), definia-se como: - Reverse Distribution, ou seja, distribuição aplicada no sentido inverso e recolhimento de materiais sólidos para a reutilização pelo produtor. Já em 1978, por Peter Ginter e Jack Starling utilizou-se o termo Reverse Distribution Channels enfocando a questão da reciclagem, suas vantagens econômicas e ecológicas. Em 1981, Lambert e Stock descreviam a Distribuição Reversa como o produto indo na contramão de uma rua de sentido único. Somente em 1982, utilizou-se pela primeira vez, o termo “Logística Reversa” que trata da importância crescente da reciclagem no benefício dos negócios e da sociedade.
Em resumo, a “Logística reversa” é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. Apesar de ser um tema extremamente atual, esse processo já podia ser observado há alguns anos nas indústrias de bebidas, com a reutilização de seus vasilhames.Isto é, o produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final. Empresas incentivadas pelas Normas ISO 14000 e preocupadas com a gestão ambiental, também conhecida como "logística verde", começaram a reciclar materiais e embalagens descartáveis, como latas de alumínio, garrafas plásticas e caixas de papelão, entre outras, que passaram a se destacar como matéria-prima e deixaram de ser tratadas como lixo. E muitos são os segmentos, que hoje se preocupam com a destinação correta de suas embalagens, para que estas não agridam o meio ambiente; e um deles é o Segmento de Defensivos Agrícolas: “OS AGROTÓXICOS”.
A logística reversa das embalagens de Agrotóxicos nada mais é do que criar um destino a todos os tipos de embalagens usadas no acondicionamento dos defensivos agrícolas, garantindo que os mesmos, depois de utilizados, não sejam descartados indiscriminadamente no