animais extintos
Animais extintos são uma realidade que estamos bem longe de evitar. É apenas incompreensível, se não inconcebível, que seres humanos sejam responsáveis por fazer uma única espécie desaparecer completamente do planeta para sempre. No entanto, continuamos a fazer isso, ano após ano. A crise persiste; 2013 permitiu-nos concluir com segurança que nunca veremos os seguintes animais de novo.
Animais extintos em 2013
1. Leopardo-nebuloso
O leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa brachyura) de Taiwan está provavelmente extinto. Nenhum desses animais é visto em mais de trinta anos, apesar de um esforço recente e intensivo de 13 anos para documentar um. Fizemos quase tudo o que podíamos para eliminar esse animal; destruímos seu habitat, o caçamos por sua pele e matamos outros animais que ele comia. Em resumo, o leopardo não teve chance e entrou para a lista de animais extintos.
2. Chioninia coctei
Esta espécie de réptil endêmica de Cabo Verde, que não é vista desde 1912, foi declarada extinta, embora um osso pertencente a um desses lagartos tenha sido encontrado em fezes de gato em 2005. No entanto, desde então, a população de gatos domésticos aumentou de forma substancial e, auxiliados por ratos e cães, provavelmente dizimaram o bichinho.
3. Macrognathus pentophthalmos
Imagem de um animal do mesmo gênero
Esta enguia de Sri Lanka está provavelmente extinta. Ainda recentemente, em 1980, a espécie era considerada comum, e possivelmente foi dizimada por uma espécie não nativa de peixe que a predou.
4. Maçarico-esquimó
O Numenius borealis já foi tão abundante que seus grupos eram comparados com os de pombos em tamanho. O último maçarico-esquimó conhecido foi observado em 1963. O Canadá deve decidir se essa ave está oficialmente extinta, porque já passaram 50 anos desde que uma foi vista. Além do declínio de suas presas (gafanhotos) e da perda de habitat, cientistas pensam que a principal causa de sua extinção foi caça excessiva. O