Animais Extintos Que Podem Voltar A Vida
Falando assim até parece coisa de cinema e Jurassic Park, mas alguns cientistas garantem que num prazo de 5 anos conseguem clonar alguns destes animais que hoje fazem parte apenas da nossa história. Vou compartilhar esta lista que encontrei no blog Interessante Nota 10 com 9 animais extintos que a ciência pode recriar através do processo de clonagem.
Mamute-Lanoso
Os mamutes-lanosos habitaram o norte da Terra e foram uma das últimas espécies de mamute a serem extintas. Diversos fósseis e amostras desse animal já foram recolhidas ao longo dos anos e, por viver em locais muito frios, há restos congelados com tecido mole muito bem preservado.
Em 2011, um dos espécimes encontrados possuía a medula óssea praticamente intacta, o que abre possibilidades ainda maiores de trazer esse animal à vida. O cientista russo Semyon Grigoriev, diretor do museu do mamute da República de Sakha, junto com colegas do Japão, declararou que, com esse material em mãos, a clonagem poderia ser feita em um período de até cinco anos.
Tigre-da-Tasmânia
Acredita-se que o tigre-da-tasmânia entrou em extinção durante o século XX, mas ainda hoje é considerado como o maior marsupial carnívoro dos tempos modernos. Apesar de também ter sofrido com a presença humana, essa espécie possui uma diversidade genética muito baixa, o que a torna pouco adaptável a mudanças.
Em 2008, pesquisadores extraíram o DNA de um espécime com 100 anos de idade e ressuscitaram seu material genético, incluindo-o no embrião de um rato. Essa foi a primeira vez que o DNA de um animal extinto foi usado no embrião de uma criatura viva para estudo. Quem sabe, no futuro, os tigres-da-tasmânia não voltam a habitar a Austrália e Nova Guiné?