ERP NAS EMPRESAS
Matrícula: 20131660041
Polo: Alagoa Grande
Disciplina: Organização, Processos e Tomada de Decisão.
ERP nas empresas
O ERP é uma categoria de SI que visa integrar e padronizar os processos internos às relações externas da organização, envolvendo transações com fornecedores, com parceiros e com clientes. Ele procura atender a requisitos genéricos do maior número possível de organizações, incorporando modelos de processos de negócio obtidos por meio da experiência acumulada de fornecedores, consultorias e pesquisa em processos de benchmarking*.
Os sistemas do tipo ERP têm sua origem entre o final dos anos de 1960 e início dos anos de 1970. Nesse período, os computadores e os sistemas de informática eram extremamente caros, sendo acessíveis apenas para organizações de grande porte.
Os ERPs evoluíram de dois sistemas: O Material Requirement Planning (MRP) e o Manufacturing Resource Planning (MRP II).
A evolução dos sistemas de ERP nas organizações pode ser compreendida em cinco estágios: Sem ERP; Sistemas não integrados; ERP parcial ou não integrado; Unidades de negócio usando ERP; e Organização totalmente integrada por ERP.
Os sistemas de ERP são implementados pode ser dividida em três modalidades: Implementação “passo a passo”; Implementação “Big Bang” e Implementação “Small Bang”.
A abordagem do ERP para o usuário final é integrada e orientada a processo; contudo, as áreas de negócio que são abrangidas por esse sistema formam módulos de softwares especializados, são eles: Manufatura, Finanças, Logística, Marketing e vendas, e por fim os Recursos Humanos.
Podemos verificar que o ERP: auxilia na tomada de decisão; atende às atividades operacionais; atende a todas as áreas da organização; possibilita maior controle sobre as operações; possibilita a obtenção das informações em tempo real, permite a integração das áreas da organização; possui modelos de referência; é um sistema genérico; oferece