ERP na minha empresa
A globalização tem exigido das empresas respostas mais rápidas a acontecimentos ocorridos em países distantes. Isso fez com que surgisse um setor de vital importância na economia atual, que é a administração da informação.
O avanço da tecnologia ocasionou profundas transformações, principalmente nos setores produtivos, com melhores formas de criação, produção e especialização.
As empresas atuais que querem ter sucesso não podem somente oferecer os melhores e mais competitivos produtos, mas deve também se ater na busca de melhores técnicas de administração e gerenciamento das informações. Os sistemas ERP fazem parte desse avanço. Eles são a prova de como os sistemas de informação oferecem melhoria nos processos empresarias.
O presente trabalho trata exatamente desses sistemas. Inicialmente será exposto o conceito e uma breve introdução histórica. Em seguida serão explanados os seguintes aspectos:
CONCEITO E HISTÓRICO
a) Conceito
Para se compreender melhor o conceito do que seja tomemos como exemplo uma indústria. Nela há inúmeros setores e processos que estão ligados para a fabricação do produto final. O ERP, nesse caso, vai agir em todo o fluxo compreendido entre a compra de matéria-prima até a venda do produto acabado, trabalhando com todos os recursos envolvidos direta ou indiretamente. Sua função principal é criar um fluxo único de informação dentro da empresa, ou seja, há uma integração das informações, tornando a tomada de decisões mais ágil.
Então agora podemos construir o conceito: ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais ou mais conhecido como Sistemas de Gestão Empresarial) pode ser conceituado como uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades