logística reversa
Atualmente, o conceito do Desenvolvimento Sustentável está sendo muito
difundido, baseado na idéia de atender às necessidades do presente sem comprometer as
gerações futuras no atendimento de suas próprias necessidades. Com isso, a população vem se preocupando cada vez mais com os diversos aspectos do equilíbrio ecológico. Alguns desses aspectos afetam os canais de distribuição reversos como: disposição do lixo urbano devido aos seus efeitos nocivos, baixa porcentagem de reciclagem das embalagens descartáveis e produtos/materiais passíveis de serem reciclados ou reutilizados - como é o caso do lixo orgânico que pode ser transformado em composto (fertilizante) para utilização na agricultura, no Brasil, por exemplo, esses componentes orgânicos somam cerca de 65% do peso do lixo coletado (Cabral, 2001) – entre outros.
2. Pressões Legais
As legislações ambientais sobre resíduos sólidos têm suas origens na reação aos
impactos ao meio ambiente que podem ser causados, por exemplo, pela dificuldade de
desembaraço dos resíduos até a sua disposição final. A responsabilidade dos impactos
ambientais dos resíduos sólidos, que antes era do governo, recentemente passou a ser dosfabricantes. Essa mudança está de acordo com a filosofia de EPR (Extended Product
Responsability), ou seja, a idéia de que a cadeia industrial de produtos que, de certa forma, agridem o ambiente, deva se responsabilizar pelo que acontece com os mesmos após o seu uso original (Leite, 1998).
Segundo Rose (2002) nos últimos 25 anos, 14 países latino-americanos
promulgaram novas constituições, todas elas contendo capítulos específicos tratando sobre a questão ambiental. Neste contexto, as empresas deverão contabilizar os custos de caráter ecológico em seus produtos a fim de cumprir estas novas regulamentações.
Como exemplo dessas legislações ambientais, existem as leis No 3183, de 28 de
Janeiro de 1999 e No 3206, de 12 de Abril de 1999, que