Introdução a engenharia
Estruturas:
A engenharia estrutural é a área que utiliza cálculo estrutural, dedicado primeiramente ao projeto de cálculo de estruturas, ou seja, é a aplicação da mecânica dos sólidos a diversos projetos.
O objetivo do projeto de uma estrutura é permitir que a mesma atenda sua função primária sem entrar em colapso e sem deformar. Dentro disto, o engenheiro estrutural mostra o melhor uso de materiais disponíveis e o menor custo possível de construção.
Dimensionamento de elementos estruturais como blocos, vigas e pilares...
As principais etapas do projeto estrutural são: a criação do esquema estrutural, a definição das cargas ou forças que atuam na estrutura, o cálculo de esforços ou deformações, o dimensionamento de peças estruturais e o detalhamento do projeto para execução.
Hidráulica:
É responsável pelos projetos hidro-sanitários, onde são dimensionados as tubulações de esgoto, gordura, ventilação e etc.
Neste projeto são apresentadas as caixas de inspeção, gordura e água pluvial e a destinação de cada um. Além de apresentar os posicionamentos das redes, os detalhes de esgoto, a posição das passagens das tubulações e etc.
Recursos Hídricos - Hidrologia:
Planeja e orienta o uso das águas das bacias hidrográficas com o intuito e utiliza-las principalmente para a irrigação de plantações, drenagens, portos e produção de energia elétrica através de barragens.
Trabalha com a gestão ambiental de recursos hídricos.
Hidrografia - é a ciência que descreve as caracteristicas físicas e as condições da água na superfície da terra.
Saneamento:
Os projetos de saneamento visa promover a qualidade e a melhoria do meio ambiente, contribuindo para a saúde pública e o bem estar da população.
O saneamento básico está relacionada com o abastecimento de água potável, a coleta e o tratamento de esgoto, o manejo de água pluvial, entre outros, visando a saúde das comunidades.
O saneamento básico é composto por:
1.Coleta