Logística Reversa
GRADUS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMÉRCIO EXTERIOR
PROJETO APLICADO
Erica Gisselli da Silva
Fernando Sorano
Isabella Silva Vasques
Kamila dos Santos Cardoso
Lais de Araujo Santana
Maysa Cristina de Jesus Fonseca
Vittor Henrique Nascimento Silva
Orientador: Prof. Me. Anderson Alves Esteves
Projeto Aplicado: Fundamentos da gestão
Santos
2014
1
RELATÓRIO TÉCNICO
FUNDAMENTOS DA GESTÃO: O CASO DA LOGÍSTICA REVERSA DE
EMBALAGENS NA O BOTICÁRIO
Curso Superior de Tecnologia em
Comércio Exterior
1º módulo
Santos
2014
2
RESUMO
Atualmente, as organizações tendem a ser responsáveis pelo destino do que produzem e vendem após a entrega aos seus clientes e, também, pelo impacto desses bens na natureza.
Com isso, ao projetar seu fluxo logístico de produtos, muitas organizações começaram a utilizar a logística reversa, reaproveitando os materiais que retornam ao processo tradicional de suprimento, produção e distribuição.
Dentro desse contexto, este trabalho objetiva identificar se os consumidores de uma das franquias do grupo O Boticário, localizada em Santos (SP), têm conhecimento e contribuem efetivamente para o desenvolvimento do Programa BioConsciência. Para isso, foi realizado um estudo de caso, de cunho exploratório-descritivo e bibliográfico, com análise quantitativa de dados, no qual consumidores retratam o tipo de conhecimento e participação no programa de logística reversa proposto.
Palavras-chave: Logística; logística reversa; franquia; embalagem..
3
INTRODUÇÃO
Ao se falar em logística, atualmente, além das questões de transporte e armazenagem de um produto físico, num cenário de produção, há de se pensar também, na sua aplicação na prestação de serviços e na administração de certas questões relacionadas ao meio ambiente
(BALLOU, 2006). Entendida como o fluxo de materiais, dentro de uma instalação de produção e a movimentação de produtos do seu ponto de aquisição ao seu ponto