teorias de relações humas
ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO
ELTON MAYO
Com a abordagem humanística, a Teoria Administrativa sofre uma verdadeira revolução conceitual; a transferência da ênfase antes colocada na tarefa e na estrutura organizacional para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações. Nesta abordagem, a preocupação é com o homem e seu grupo social menos dos aspectos técnicos e formais para os aspectos psicológicos e sociológicos.
Surgiu a partir da década de 30, EUA, junto com o desenvolvimento das ciências sociais (psicologia do trabalho).
A partir da Experiência de Hawthorne marca ao longo de sua duração de cinco anos, o início de uma nova teoria calçada em valores humanísticos na administração, deslocando totalmente as preocupações anteriores.
As principais origens são a necessidade de humanizar e democratizar a administração, o desenvolvimento da psicologia e sociologia sociais e a experiência de Hawthorne.
EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
Trabalho feito em uma Fábrica da Western Eletric Company, de Chicago, em que cuja finalidade também era a de se estudar alguns componentes que influenciavam a eficiência dos operários.
1ª FASE – início em 1927.
Procurava verificar a correlação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários.
Descobertas:
• Não havia relação;
• Que existiam outras variáveis;
• Eles se sentiam na obrigação de produzir mais;
• Fator psicológico influi mais que o fisiológico.
Como não havia nesta fase a intenção de se trabalhar o psicológico, estendeu-se a experiência à verificação da fadiga, troca de horários, intervalos de descanso, aspectos basicamente fisiológicos.
2ª FASE – início abril de 1927.
Foram selecionadas e convidadas seis operárias. A pesquisa feita sobre o grupo experimental foi dividida em 12 (doze) períodos.
Aplicadas diversas mudanças na execução dos trabalhos, no local, nos horários de intervalo, na forma de pagamento, no lanche, redução de carga horária.