Logística Reversa
ESAS – ESCOLA SENAI ANTÔNIO SIMÕES
LOGÍSTICA REVERSA APLICADA A RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS
Manaus
2014
Adah Talita da Silva Brandão
Alexandre Albuquerque Ribeiro
Amanda da Silva Martins
Melissa Izabel Botelho Gomes
Victor Hugo Rodrigues F. da Silva
Wanderson Fernandes Vasconcelos
LOGISTICA REVERSA APLICADA A RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS
Projeto de Conclusão de Curso apresentado pelos alunos da turma 532093-1 – Assistente Administrativo Industrial da Escola SENAI Antônio Simões.
Gestor: Cynara Rodrigues Benarrós
Manaus
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Com o avanço cada vez mais acelerado da tecnologia, todos os anos, milhões e milhões de computadores, celulares, televisores, monitores e os mais diversos equipamentos eletroeletrônicos se tornam obsoletos e são descartados como resíduo. Junto com estes resíduos encontram-se metais e substâncias altamente nocivas para o meio ambiente e para a saúde humana. Esse descarte gera um tipo específico de resíduo sólido urbano, os denominados resíduos eletroeletrônicos, conhecidos também como resíduos tecnológicos.
A segregação deste tipo de resíduo, bem como recuperação de seus componentes, não traz benefícios apenas ao meio ambiente, pois no cenário de escassez de recursos naturais que poderemos presenciar, a gestão destes resíduos passa a ser uma importante fonte de matéria-prima para a indústria.
Seguindo essa linha, cabe às empresas produtoras, levar em conta a questão ambiental na seleção dos materiais usados em sua fabricação, formas e processos de produção menos poluentes e design do produto, visando facilitar o futuro reaproveitamento destes, e também planejar e estruturar um método para que estes equipamentos, pós-venda ou pós-consumo, retornem a empresa de origem, para que ocorra seu reaproveitamento ou a