Logística Reversa
Atualmente as empresas estão procurando realizar suas ações logísticas de maneira ecologicamente correta para que possa diminuir os impactos ambientais. A logística reversa “é a área que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem”. (Dias, 2005, p. 205).
Podemos verificar que há uma preocupação e responsabilidade das empresas com os produtos utilizados e descartados pelo consumidor, a ideia é que após usufruir o produto o ele não seja jogado no meio ambiente. A motivação das empresas é ecológica como também econômica pois esse processo pode ser bastante rentável para elas. A logística reversa é uma área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes, do retorno dos bens de pós-venda e pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas; econômico, ecológico, legal, logístico, de imagem corporativa, entre outros. Adaptado de (LEITE, 2003, p 15,16.).
A logística reversa contribui significativamente tanto para a empresa quanto para o meio ambiente, podendo realizar a reciclagem ou reutilização de um produto. Destacam-se ainda os seguintes benefícios (LEITE, 2003):
a. Consolidação da imagem corporativa;
b. Responsabilidade social: geração de novas atividades econômicas, empregos e renda;
c. Responsabilidade ambiental: diminuição do volume de deposição final de produtos que possam ser re-valorizados;
d. Retornos financeiros apreciáveis;
e. Melhoria da competitividade devido ao nível de serviço diferenciado.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral: O presente trabalho tem como objetivo mostrar como as empresas praticam a Logística Reversa e como pode trazer resultados positivos para o meio ambiente.
2.2 Objetivo Específico:
Identificar o porquê deve ser implantado a logística reversa;
Analisar