Logística interna
Luisa Carstens Esteves (FAE) luisa.carstens@hotmail.com
Resumo: As empresas de hoje, mais do que nunca, buscam diferenciar-se e dos concorrentes e atender a maioria dos clientes. Para isso, são revisadas estratégia e entre elas está o gerenciamento das atividades logísticas nas organizações. A logística interna cuida dos processos internos da organização e sempre busca a melhor forma de interação com o cliente, fazendo a troca entregando-o o produto corretamente, para garantir a sua satisfação. Sendo assim, a finalidade desse estudo é desenvolver uma análise da logística interna afim de descobrir como a empresa em questão gerencia suas atividades de apoio. A metodologia utilizada foi a das pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, além de entrevistas com a empresa, para descobrir os procedimentos utilizados pela organização.
Palavras chave: Logística, Logística interna, Satisfação, Cliente.
1. Introdução
A Logística é um processo importante na cadeia produtiva que vem ganhando reconhecimento ao decorrer dos anos por melhorar desempenho da empresa e baixar custos, criando uma vantagem competitiva. Para Zago e Bianchi ( 2005), este fator agrega valor aos produtos e serviços oferecidos, satisfazendo as necessidades e desejos dos clientes no quesito qualidade e pontualidade.
A logística pode ser externa, interna, integrada e inversa ou reversa. Sobre a logística interna, a qual engloba todos os fluxos, movimentações físicas e operações de apoio que são realizadas dentro estoque, existem diversas operações. Estas podem ser: recepção de material (matéria-prima, embalagens, etc.), armazenagem, expedição de produto acabado, abastecimento de linhas de produção, recolha de produto acabado, etiquetagem, etc. A logística interna também desempenha um papel fundamental nas indústrias atuais, que cada vez mais, produzem os seus produtos utilizando o sistema JIT ("Just in time") o qual, para funcionar com êxito, depende em grande parte