Logística Empresarial e Suprimentos
Mayla Monique de Sousa – RGM - 1194562
O desafio da logística na Páscoa
1) Explique detalhadamente como é processo da operação da logística na Páscoa, desde a compra da matéria prima até chegar ao consumidor o chocolate.
A páscoa, é a época de maior demanda na fabricação e distribuição de chocolates no Brasil. As empresas preparam-se antecipadamente para a fabricação, compra e estocagem da matéria prima, entre os meses de Setembro e Outubro que do ano que antecede a data. São numerosas pessoas empregadas pelas empresas para comercialização. Este processo, como o de armazenagem e distribuição tem a consequência contribuir com o aumento de empregos indiretos. No termino do processo de fabricação entra a fase de logística e distribuição. Grande parte dos pontos de vendas, como hipermercados, supermercados, entre outros, realizam seus pedidos com antecedência e obtém o recebimento num prazo de 30 a 40 dias que antecedem a data festiva. O desafio é a distância percorrida para a entrega no nosso país. O chocolate é produto de consumo, no qual deve ser conservado em uma temperatura abaixo de 25ºC, para que não perda a sua qualidade. Para isso, é necessário um cuidado em seu transporte até que o mesmo chegue ao ponto de venda. Os veículos de distribuição devem ser climatizados, para que não ocorra nenhuma alteração na qualidade do produto. O ciclo após, compra de matéria prima, fabricação, logística, distribuição e venda, se encerra a partir da aquisição do produto pelo consumidor. Após o descarregamento da mercadoria no PDV, é necessário que ainda exista a logística na boa exposição dos chocolates e variedades para atender a todos os clientes.
2) Explique como é o processo da operação da logística no ponto de venda dos produtos na Páscoa?
A partir do recebimento do produto, entra em ação a logística no ponto de venda. Um bom planejamento logístico e a parceria com os fornecedores para traçar estratégias conjuntas são essenciais para o