Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial
Embora a estocagem e o manuseio não tenham funções exatamente iguais em todos os sistemas logísticos, este capítulo faz deles o seu foco quando ocorrem em armazéns e outros locais de manutenção de estoques. A armazenagem engloba a gama completa de decisões de estocagem e manuseio presentes em vários sistemas logísticos.
As atividades de estocagem e de manuseio de materiais respondem por 25% das despesas logísticas, delas excluídos os custos de manutenção dos estoques. Destas despesas, cerca de 50% ocorrem com os funcionários, 25% dizem respeito a espaço, e as demais abrangem energia, equipamentos, materiais, entre outras. Negligenciar o gerenciamento dessas atividades pode resultar em ineficiências bem maiores do que os ganhos resultantes do adequado gerenciamento de atividades funda- mentais como transporte, manutenção de estoques e fluxo de informações. Muitas atividades de estocagem e manuseio são repetitivas, daí decorrendo que o seu gerenciamento cuidadoso pode produzir economias substanciais e melhorias nos serviços aos clientes com o passar do tempo.
SELEÇÃO DO LOCAL:
Transporte acessível, Transporte externo, Proximidade do cliente, Disponibilidade de mão-de-obra, Custos da mão-de-obra, Transporte interno, Situação sindical, Impostos, Leis estaduais de incentivo, Custos do terreno, Serviços público, Requisitos para JIT.
PLANEJANDO O PROJETO E A OPERAÇÃO:
Planejar o projeto das