Logística - ballou
DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES – 1º. Semestre de 2011
Prof. José Geraldo Maderna Leite - maderna@ufpr.br
LOGÍSTICA - Aula No.5
4-ESTRATÉGIA DE ESTOQUE (Cont.)
4.2 Exigências de Previsões Logísticas:Natureza do problema; métodos de previsão; técnicas uteis para os profissionais de logística; problemas especiais de previsão; flexibilidade e reação rápida – uma alternativa para a previsão.
Referência Básica:
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – Planejamento, Organização e Logística Empresarial; Ronald H. Ballou – 4a. Edição. Editora Bookman, Porto Alegre, 2001.
4-ESTRATÉGIA DE ESTOQUE (Cont.)
4.2 Exigências de Previsões Logísticas:
(1)* Principalmente para o planejamento de curto prazo, tais como o controle de estoques ou a programação de caminhões os técnicos de logística deverão obter previsões acuradas dos volumes de produtos e de serviços (demanda).
(2)* As previsões gerais de empresa são feitas principalmente pelos técnicos de marketing, planejamento econômico ou grupos de trabalho especiais com o apoio de técnicos de logística.
NATUREZA DO PROBLEMA-
(3)* A previsão da demanda é vital para praticamente todas as áreas de uma empresa (logística, marketing, produção, finanças), pois afetam os níveis de capacidade, necessidades financeiras e a estruturação geral dos negócios.
(4)* No caso da logística, necessita-se das previsões de natureza temporal e espacial da demanda.
Demanda espacial x demanda temporal -
As demandas variam no tempo conforme as vendas, sazonalidades na demanda-padrão e flutuações gerais causadas por uma infinidade de fatores e são representadas pelas “séries temporais”.
Na logística há necessidade também da demanda espacial, ou seja, de cada local para, por exemplo, alocar depósitos, estoques e recursos de transporte.
Demanda regular x demanda irregular -
Os profissionais de logística agrupam os produtos por nível de serviço podendo administrá-los de