Logistica zara
A Zara está fimada no mercado como uma das mais conceituadas lojas de roupas e acessórios para o público feminino, masculino e infantil. Fundada por Amancio Ortega e Rosalía Mera. A empresa espanhola fundada em 1975 pertence ao Grupo Inditex, que também detém outras marcas como Massimo Dutti, Pull and Bear, Oysho, Bershka, Stradivarius, Uterque, Kiddy's Class além da Zara Home (presente em alguns países). Todas as movimentações financeiras são administradas pela empresa Holandesa Zara Mercken.
No Brasil, a classe média, se identificou com a marca e tornou-se uma forma moderna de adquirir "roupas de luxo”. Adquirir produtos da grife, tornou-se símbolo de bom gosto e status em terras brasileiras. A Zara veste homens, mulheres, jovens e crianças do mundo inteiro com glamour, qualidade apropriada e requinte, praticando uma política de preços acessível ao bolso de todos. As lojas são supridas duas vezes por semana, através de serviços terceirizados de transporte. Cerca de 80% dos funcionários da Zara atuam nas lojas; 8,5% em produção, design, logística e distribuição; e o restante nas atividades típicas de gestão.
A Zara detém os dois tipos de vantagens básicas consideradas importantes: o baixo custo e a diferenciação ( exclusividade ). Em apenas cinco semanas consegue ofertar nas lojas as tendências de moda que detecta, devido à estratégia de verticalização empregada em sua estrutura produtiva e à adoção do just-in-time. O tempo decorrido entre a concepção de uma nova peça e a sua entrega nas lojas de todo o mundo em volume comercial é de apenas três semanas. Mais da metade dos tecidos comprados são sem tingimento, assim ,possibilitando maior flexibilidade, sendo que a subsidiária integral Comditel lida com a tarefa de tingir e fazer a padronagem dos tecidos.
Just in time - é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata .
Kanban - Uma das