Caderno de exercícios
Perguntem a qualquer mulher urbana europeia com menos de 30 anos e existem fortes possibilidades de ser cliente da ZARA, cuja oferta de vestuário de moda, a preços acessíveis, tem atraído fiéis seguidores.
A ZARA também comercializa vestuário masculino, mais uma vez, direccionado a um mercado jovem e com estilo.
Em cinco anos (1997-2002), a ZARA passou de 179 lojas, na sua maioria em Espanha, para 450 lojas em 29 países, incluindo os Estados Unidos da América e o Canadá, seguindo uma estratégia de marketing sólida, ainda que pouco usual, na qual a logística desempenha um papel importante. A logística desempenha, ainda, um papel significativo nos planos de crescimento da ZARA, particularmente notável na sua expansão para o mercado norte-americano.
ESTRATÉGIA DE MARKETING DA ZARA
A estratégia de marketing da ZARA baseia-se na variedade do produto, rapidez de chegada ao mercado e localização das lojas. É ainda notável por aquilo que exclui. A ZARA não publicita no sentido tradicional. Se pretende saber o que está actualmente disponível numa loja ZARA tem duas opções: ir ao sítio na Internet ou ir a uma loja. Num ano, a ZARA coloca 10.000 artigos diferentes nas prateleiras.
Consegue colocar um novo modelo, desde a sua concepção até à prateleira da loja, em 10-14 dias, numa Indústria em que a norma são NOVE MESES !!! Nos mercados europeus, as lojas da ZARA estão localizadas próximo umas das outras. Em Madrid, podemos encontrar uma loja em cada esquina.
A loja da ZARA em Toronto (E.U.A), fica localizada a norte do centro da baixa, numa zona comercial de elevada densidade, com centros comerciais, lojas isoladas e edifícios de escritórios gigantescos. O potencial de intensidade da concorrência é evidente.
“Estes edifícios de escritórios estão repletos de pessoas que queremos como clientes. Queremos que venham comprar à hora do almoço ou depois do trabalho. Queremos vê-los frequentemente, por isso temos de mudar aquilo que temos nas