Logistica reversa
Sustentabilidade, termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Sendo assim, a logística reversa é área que planeja, opera e controla o fluxo, e as informações logísticas correspondentes ao retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, através dos Canais de Distribuição Reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas: econômico, ecológico, legal, competitivo, de imagem corporativa, entre outros. Logística Reversa tem como objetivo atender o público cada vez mais consciente e sensível quanto à prevenção do meio ambiente, tanto que se tornou uma das mais importantes decisões estratégicas face ao crescente ambiente de competitividade presente nas empresas modernas.
Com os desastres ambientais divulgados por vários meios de comunicação, nasceu na sociedade uma nova conscientização ambiental e esta passou a cobrar dos governos e das empresas um posicionamento em relação as questões ambientas. Com a visão sustentável no ambiente de negócios surge uma nova realidade na qual é necessário reconsiderar a utilização dos recursos naturais, e extrair vantagens competitivas desta situação, através da utilização de tecnologia efetivas a favor da sustentabilidade.
A logística reversa é justamente a estratégia que cumpre o papel de operacionalizar o retorno dos resíduos de pós-venda e pós-consumo ao ambiente de negócios e/ou produtivo, considerando que somente dispor resíduos em aterros sanitários controlados ou lixões não basta no atual contexto empresarial. É necessário revalorizar os resíduos, considerando-os como foco do processo, para gerar retorno econômico e ao mesmo tempo ambiental e ecológico para as empresas.
O conceito de logística reversa é basicamente em relação a sustentabilidade econômica e ecológica, mostrando que é possível o desenvolvimento econômico caminhar ao lado do