Contabilidade
A contabilidade é um sistema de informações em si, que faz parte também de um sistema de informações gerenciais. Através de normas, técnicas e princípios, mantendo o controle do patrimônio de uma entidade, tendo como evidencia as modificações nos relatos contábeis.
Para Fayol a contabilidade “deve revelar em qualquer momento, a posição e o rumo do negócio. Fornecendo informações certas e precisas sobre a situação da empresa”
Já D’Áuria, enfatiza a “contabilidade como uma ciência que estuda e pratica as funções de orientações, controle e registros.”
E por ultimo, Hendriksen que define a contabilidade como “um processo de comunicação de informações econômicas, para tomadas de decisão.”
Conceito de patrimônio
O patrimônio é um conjunto bens direito e obrigações que são vinculados às entidades, sendo elas: empresas, poder público, organizações
Os bens são as riquezas, a parte do patrimônio que demanda mais controle. Os direitos representam os compromissos. E as obrigações são dividas que a pessoa ou empresa tem a pagar.
Teórico que desenvolveu
Fayol foi o primeiro a conceituar as funções administrativas. Naquela época a necessidade era diferenciar as funções operacionais e de gestão. Esse foi um passo importante para que a administração fosse vista como profissão. Atualmente ainda se faz importante à análise dessas funções, pois é por meio delas que irão implantar teorias administrativas dentro das empresas.
Um dos grandes marcos pra a contabilidade foi a Revolução Industrial, a invenção da maquina a vapor possibilitou surgir uma nova maneira de organizar o trabalho.
Analise de mercado
O mercado representa um lugar onde pessoas se reúnem para a compra de serviços ou bens.
Mercado é o local onde encontramos produtores e consumidores de determinada zona ou região econômica.
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
A demanda de mercado pode ser definida como a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejar