LOGISTICA REVERSA
GRUPO: Guilherme Oliveira, Maicon Ribeiro, Wanderson Magno, Sergio Elias, Wagner Brum
INTRODUÇÃO
“Devido a crescente preocupação por parte da sociedade por questões de cunho ambiental e sustentabilidade, a prática da Logística Reversa nas organizações torna-se uma alternativa para agregar valor legal e ecológico, gerar vantagens competitivas, reduções de custos bem como uma imagem de responsabilidade social da empresa perante seus clientes e fornecedores.”
DEFININDO LOGISTICA:
A logística é uma das atividades mais antigas da humanidade, contudo, o termo logística, passou a ser utilizado inicialmente no campo militar, no século XIX, de forma estratégica para prover transporte das tropas e suprimentos no período de guerra. Tendo como principal objetivo: disponibilizar bens produzidos por uma sociedade nos locais, no tempo, na quantidade e na qualidade exigidas por seus consumidores (LEITE (2009), FERREIRA FILHO ET al., (2011)).
Para alguns autores, a logística reversa foi incluída no processo de logística empresarial com a finalidade de minimizar o uso de matériaprima oriunda da natureza, que tem o custo elevado, devido sua escassez, fato que encarece a produção.
DEFININDO LOGISTICA REVERSA
E o processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e eficácia e dos custos, dos fluxos de matérias-primas, produtos em curso, produtos acabados e informação relacionada, desde o ponto de consumo ate o ponto de origem, com o objetivo de recapturar valor ou realizar a deposição adequada. - Rogers e Tibben-Lembke (1998)
“Logística Reversa é uma área da logística que trata exclusivamente do retorno dos bens de pós-venda e de pós- consumo através dos canais de distribuição reversos, agregando aos mesmos valores econômicos, ecológicos, de imagem corporativa entre outros”. Leite
(2013)
DEFININDO LOGISTICA REVERSA
DEFININDO LOGISTICA REVERSA
Os fatores que motivam as organizações a implantarem a logística reversa, são os