Gattaca
Os pais de Vincent decidem que ele não terá suas características selecionadas, portanto, estando aberto a certos riscos. Logo ao nascer Vincent é levado a um teste que aponta que ele terá grandes chances de desenvolver problemas cardíacos.
Com o passar dos anos os pais de Vincent percebem certa pressão ao criarem uma criança que poderá vir a ter determinada característica, porém, não é levado em conta que tal característica possa ser determinada por um fenotipo, ou seja, depender de forças do meio para se desenvolver ou não. Graças a essa pressão, para a segunda gravidez a mãe de Vincent prefere utilizar o método de seleção de características, Anton o irmão de Vincent teve características selecionadas que o fizeram um cidadão plenamente saudável, aos poucos os pais de Vicent acabam por dar mais atenção a Anton do que a ele, afinal Vincent é uma criança problemática.
Vicente sonha em um dia ser astronauta e viajar para o espaço, porém apenas indivíduos com características físicas de “alta qualidade” podem ingressar na compania de aviação espacial Gattaca, isso faz com que ele vá em busca de uma pessoa com quais características para se passar por ele, para isso recorre ao mercado negro. Ele passa a utilizar fluídos corporais e resquícios da pele deste homem para poder se passar por ele e conseguir ser aprovado e ingressar na Gattaca.
Mesmo tendo genes para um coração fraco, Vincent não vem o desenvolver, já que está é uma característica que depende da relação que ele terá com o ambiente, ou seja, dos fenotipos.
O homem que “doa” suas características para Vincent é Jerome Morrow que tem diversas características genótipas que o favorecem, entre elas, a altura, massa corporal e cor dos olhos.
Vincent tem miopia e