Logistica reversa
Conceito
Área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes ao retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valores de diversas naturezas.
Sistemas de logística reversa (LR) podem ser caracterizados como o gerenciamento do fluxo de materiais, produtos e informações que contém o propósito de reintegrar produtos usados no processo de consumo, produção ou descarte.
A LR estuda os fluxos de materiais que vão do usuário final do processo logístico original até um novo ponto de consumo ou reaproveitamento.
Canais e fluxos diretos:
Seguem o fluxo na cadeia de suprimentos a partir dos fornecedores e fabricantes no sentido consumidor final
Canais e fluxos reversos:
A partir dos consumidores, seguem em direção às unidades de distribuição, de produção (da mesma ou de outras indústrias) ou a destinos finais ambientalmente corretos
LR de Pós-venda
Área específica que se ocupa do equacionamento e da operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas correspondentes aos bens de pós-venda, sem uso ou com pouco uso, que por diferentes motivos retornam aos diferentes elos da cadeia de distribuição direta.
Objetivo Estratégico
Agregar valor a um produto logístico que é devolvido por razões comerciais, erros no processamento dos pedidos, garantia dada pelo fabricante, defeitos ou falhas de funcionamento no produto, avarias no transporte, entre outros motivos.
LR de Pós-Consumo
Um bem é chamado de pós-consumo quando encontra-se no final de sua vida útil.
Descartado pela sociedade, pode ser enviado a destinos finais tradicionais como a incineração ou aos aterros sanitários, ou retornar ao ciclo produtivo por meio de canais de desmanche, reciclagem ou reuso em uma extensão de sua vida útil.
Objetivo Estratégico
Agregar valor a um produto logístico