Logistica reversa
A logística reversa pode ser definida como um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.
2 – Atualmente, a logística reversa têm sido um diferencial para as organizações. Explique o porque desta afirmação.
As iniciativas relacionadas à logística reversa têm trazido consideráveis retornos para as empresas. Economias com a utilização de embalagens retornáveis oucom o reaproveitamento de materiais para produção têm trazido ganhos que estimulam cada vez mais novas iniciativas.
Os varejistas acreditam que os clientes valorizam as empresas que possuem políticas mais liberais de retorno de produtos. Esta é uma vantagem percebida onde os fornecedores ou varejistas assumem os riscos pela existência de produtos danificados. Isto envolve, é claro, uma estrutura para recebimento, classificação e expedição de produtos retornados.
3 – Cite no mínimo 03 fatores críticos que influenciam a eficiência do processo de logística reversa.
Ciclo de tempo reduzido
Processos mapeados e formalizados
Bons controles de entrada
4 – Qual a importância do conceito do ciclo de vida dos produtos para a logística reversa?
Por traz do conceito de logística reversa está um conceito mais amplo que é o do ciclo de vida. A vida de um produto, do ponto de vista logístico, não termina com sua entrega ao cliente. Produtos se tornam obsoletos, danificados, ou não funcionam e deve retornar ao seu ponto de origem para serem adequadamente descartados, reparados ou reaproveitados.
Faculdade Senac Minas
Contagem
2014
LOGÍSTICA REVERSA
Professor: Osman