O Guarda da praia- resumo
Autora: Maria Tereza Maia Gonzalez
Editora: Verbo
Uma rapariga andava a escrever um livro sobre romance e precisava de sossego e uma amiga disse-lhe para ir para uma casa de praia que ela lhe indicara. Um rapaz chamado Dunas andava sempre em sua casa e não a largava nem um segundo.
Uma vez Dunas perguntou-lhe sobre o que ela escrevia, ela respondeu que era sobre um romance. Ele disse que era melhor escrever sobre o mar. Passado alguns tempos ficaram amigos.
Dunas foi-lhe ensinando algumas coisas fundamentais na vida. Ele adorava o mar, passava maior parte do seu tempo na praia. Dunas vivia com a sua avó, que era uma boa mulher mas não deixava Dunas ir a médicos. A avó curava-o de todas as doenças que existissem. Sabia muito de medicina antiga.
Dunas tinha medo do velho da Mata. A escritora com um pouco de curiosidade resolveu ir à Mata conhece-lo, o velho da Mata parecia muito familiar à escritora. A escritora tinha uma concha igual à de Dunas, o que lhe fazia mais confusão na sua cabeça.
A escritora e o velho da Mata encontram-se começaram a falar, até que o velho da Mata diz que é avô do Dunas. O velho da Mata disse que a escritora tinha parecenças com a madrasta de Dunas, que tinha falecido.
Passado alguns dias avô de Dunas (velho da mata), morre num incêndio em sua casa. A escritora acaba o seu livro e despede-se de Dunas, deixando o guarda da praia sozinho outra vez.
Biografia
Maria Teresa Maia Gonzalez é uma escritora portuguesa nascida em Coimbra, em 1958. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora de Língua Portuguesa de 1982 a 1997, no ensino oficial e particular.
Tem vários livros editados, nomeadamente, Gaspar e Mariana, A Fonte dos Segredos, O Guarda da Praia, O Incendiário Misterioso, A Lua de Joana (o seu maior sucesso editorial), Histórias de