Logistica Reversa
A competitividade de uma empresa deve ser analisada com base em indicadores financeiros, não-financeiros, setoriais e regionais, entre outros
Para saber se uma empresa é competitiva, é preciso analisar uma série de indicadores de produtividade e competitividade, como faturamento bruto, relação entre faturamento e número de funcionários e relação entre faturamento e área ocupada.
São indicadores financeiros, não-financeiros, setoriais e regionais, entre outros.
Além disso, é necessário identificar os que mais se aplicam ao seu negócio como ferramentas de análise e avaliação. Alta qualidade, bom serviço, inovação e preço são fatores-chave para o sucesso em um ambiente competitivo.
Sem eles, a empresa está fadada ao fracasso, entretanto eles são apenas o primeiro passo para o caminho do sucesso.
As novas formas de concorrer incluem a capacidade para desenvolver produtos com melhores projetos e fornecê-los mais rapidamente, para aumentar a oferta de vantagens e construir um relacionamento mutuamente vantajoso com o cliente em longo prazo. Cada empresa deve encontrar o seu conjunto de estratégias.
É preciso entender as necessidades dos clientes oferecendo produtos desejados. A equipe de vendas deve ser permanentemente treinada e motivada. As ações de marketing devem ser implementadas com freqüência e regularidade.
As aparências enganam
Em uma situação hipotética, em uma mesma rua as empresas A e B exploram o mesmo segmento de mercado e se dedicam ao comércio de eletrodomésticos.
Ambas têm lucros, mas a empresa A registra uma média de faturamento mensal de R$ 300 mil, enquanto a empresa B fatura R$ 180 mil por mês.
Isso significa, portanto, que a empresa A apresenta índice de desempenho e lucratividade melhor que a sua concorrente. Essa é a conclusão mais evidente, mas não é necessariamente correta.
Outros indicadores e índices da empresa B podem ser mais favoráveis do que os da A. Por