Logistica Reversa
O papel ondulado é a embalagem de transporte mais utilizada no mundo, e adequada a um extenso número de produtos de vários tipos, e apresenta uma série de vantagens para a logística, dentre as quais: alto grau de utilização, otimização no ato de carregar ou descarregar cargas, alta reciclabilidade, flexibilidade, resistência, compatibilidade para a combinação com plásticos.
Este tipo de embalagem é capaz de reduzir drasticamente os custos logísticos.
Pontos chaves para a eficiência do processo de logística reversa
- Entrada de embalagens controlada: Existe a necessidade de se identificar o estado das embalagens que retornam para que possam seguir o fluxo de maneira correta. Deve ser feita uma triagem separando as que poderão ser reutilizadas, recondicionadas, revendidas ou totalmente recicladas.
- Mapeamento de custos: Custos de separação, limpeza e transporte de embalagens devem ser detalhados.
- Planejamento logístico: Instalações de processamento e armazenamento e sistemas para o transporte devem ligar de forma eficiente os pontos de consumo até as instalações onde deverão ser utilizados no futuro.
- Canais de marketing ativos: Implementação de sistemas de incentivo ao retorno de embalagens junto aos clientes, como sistema de depósito em dinheiro, troca por produtos de interesse do cliente, entre outros.
No momento em que o cliente descarta a embalagem, a mesma deve ser classificada como bem de pós-consumo, entrando no fluxo reverso da cadeia. Nesse ponto, a embalagem tem quatro possíveis destinos:
- Reutilizar: no qual a mesma