HISTORIA DAS HAVAIANAS
“As Legitimas”
Anhanguera Educacional
Disciplina: Teoria da Economia
I Semestre
Juliana Godinho – RA 725598852 Paloma Lobo – RA 7659726284
Taina Nogueira Bacarin – RA: 742062757
Passo Fundo, 09 de outubro de 2013.
INTRODUÇÃO
Uma marca brasileira de sandálias de borracha que possui grande participação no mercado brasileiro. Comercializa 162 milhões de sandálias anualmente, nos quais 10% para mais de 80 países podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de vendas. As exportações chegam a 22 milhões de pares. A cada três brasileiros, dois em média consomem um par de "havaianas" por ano. O percurso para a sandália ganhar status de “marca fashion” foi longo e iremos acompanhar no decorrer desse trabalho.
História
Foi lançada em 1962, pela empresa Alpargatas São Paulo, inspirada em uma típica sandália japonesa chamada ZORI, feita com tiras em tecido e solado de palha de arroz. Por essa razão o solado de borracha possui uma textura que reproduz grãos de arroz, um de muitos detalhes que a torna inconfundível. Um produto natural, totalmente nacional e que acima de tudo garantia um calçado durável e confortável.
Embora o design das sandálias fosse de origem oriental, seu nome foi inspirado no Havaí, o paraíso do sol e do mar, onde ricos e famosos americanos passavam suas férias. Esse nome era considerado ideal, já que a sandália era adequada para o uso em países de clima quente e tropical, pois deixava os pés descobertos, evitando o excesso de transpiração.
Em 1980, já eram vendidos mais de 80 milhões de pares da sandália por ano. Nesta década, ainda com 4 cores do modelo original, as HAVAIANAS tornavam-se cada vez mais populares entre as classes humildes, e estavam de tal forma enraizadas que chegaram a ser consideradas pelo governo como um “produto de primeira necessidade”, passando inclusive a fazer parte dos itens integrantes da cesta básica, assim como o arroz e o feijão. Foi assim que