Logistica Reversa
FERNANDO JOSÉ
HEMERSON BARRETO
LUANA PALMA
LYON CAVALCANTE
RAFAEL SANTANA
RODRIGO
LOGISTICA REVERSA > PÓS - CONSUMO
Aracaju,
Outubro 2011
FERNANDO JOSÉ
HEMERSON BARRETO
LUANA PALMA
LYON CAVALCANTE
RAFAEL SANTANA
RODRIGO
LOGISTICA REVERSA > PÓS - CONSUMO
Resumo apresentado à Universidade Tiradentes, como pré-requisito de avaliação da disciplina Práticas investigativas II, turma N23, ministrada pela Professora Ingrind cavalcanti em 2011/2.
Aracaju,
Outubro 2011
Resumo
A logística pode ser definida como o gerenciamento do fluxo de materiais do seu ponto de aquisição até o seu ponto de consumo.
No entanto, existe também um fluxo inverso, do ponto de consumo até o ponto de origem, que precisa ser gerenciado. Esse fluxo inverso – denominado logística reversa – vem crescendo em função das atividades de reciclagem e reaproveitamento de produtos e embalagens que tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.
Devido a legislações ambientais mais severas e maior consciência por parte dos consumidores, as empresas estão não só utilizando uma quantidade maior de materiais reciclados como também tendo que se preocupar com descarte ecologicamente correto dos seus produtos ao final do seu ciclo de vida.
Isso influencia a utilização da Logística Reversa como ferramenta para uma maior competitividade das empresas no atual cenário mundial de serviços logísticos, do ponto de vista estratégico para proteção ambiental. Entre os vários aspectos abordados na pesquisa podem ser citados o tipo de empresa que vem adotando a logística reversa, as razões que fazem com que uma empresa adote a logística reversa e os principais fatores críticos para aplicação da logística reversa.
O trabalho também vem mostrar oportunidades de redução de custos através do gerenciamento da cadeia de